Estamos a aderir ao Plano Local de Saúde do Arco Ribeirinho porque:

  • Somos importantes nesta comunidade. Aqui podemos contribuir para dar força e coesão a este movimento pela saúde
  • Acreditamos que a nossa atividade contribui para melhorar a saúde das pessoas
  • Queremos dar visibilidade às nossas ações de promoção da saúde

TERRITÓRIOS

Território da capacitação e do empoderamento e das pessoa para participarem, negociarem, influenciarem, controlarem tudo o que diz respeito às suas vidas.
Em conjunto com a literacia potencia a maior capacidade de negociação de comportamentos por parte dos serviços de saúde. Ex. Comissão de saúde; solicitar aos profissionais de saúde o esclarecimento para poder fazer escolhas conscientes.
Território que engloba as atividades que promovam os relacionamentos sociais positivos, a sexualidade responsável e a prevenção da violência.
Os sentimentos de afeto são carregados de emoções e expectativas contribuindo decisivamente para potenciar a vida afetiva equilibrada pilar importante da saúde. Ex: festas de vizinhança, promoção de aproximação entre casais, ou entre pais e filhos, ou entre grupos diferentes etários, venda de produtos que exprimam e estimulem afetos, etc.
Território que visa a dieta equilibrada, respeitando a diversidade e quantidades adequadas dos grupos da roda dos alimentos.Ex. Promover conhecimentos para alimentação equilibrada, vender menus equilibrados, promoção dos produtos locais, etc.
Território do espaço externo à pessoa e que pode favorecer a sua saúde: como as condições de habitação, o urbanismo, a qualidade da água e do ar e o equilíbrio dos ecossistemas em que o homem se insere. Ex. Parques infantis, vias cicláveis, diminuir emissões de gases com efeito de estufa, água potável, ruído ambiente adequado.
Território que se dedica à estimulação de atividade física de modo que seja superior à do costume/habitual para a pessoa ou que mantenha a atividade num nível ajustado às suas capacidades e necessidades. Ex. Caminhadas e atividades desportivas massivas, grupos de marcha regular por afinidades.

EntidadeCidadão

INTERLOCUTOR - Pessoa que servirá de ligação com o PLSAR

(*) Campos de preenchimento obrigatório

© 2018 Plano Local de Saúde do Arco Ribeirinho

CIDADE DOS AFETOS

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?