O Plano Local de Saúde do Arco Ribeirinho (PLSAR) é o documento estratégico que enquadra todas as atividades que potencialmente contribuem para promover e melhorar a saúde da população dos Municípios de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo. O seu símbolo é o átomo da saúde, cujo núcleo representa o potencial de saúde da comunidade ou de cada cidadão e os eletrões são os territórios de intervenção que de acordo com as atividades desenvolvidas podem influenciar positiva ou negativamente as potencialidades de saúde existentes. Todas as instituições do tecido social e económico podem aderir ao PLSAR através das suas atividades regulares que sejam enquadráveis num ou mais dos seus 5 territórios e que contribuam positivamente para a saúde da comunidade. Podem também desenvolver ou apoiar novas iniciativas com os mesmos objetivos. Nesta fase inicial, o mais importante e prioritário é a adesão de todas as entidades, públicas e privadas, ao PLSAR, mostrando assim, a sua vontade de colaborar para a melhoria da saúde das pessoas do Arco Ribeirinho. Para tal é necessário preencherem a ficha de adesão on line e divulgarem as atividades que já fazem no seu dia a dia e que se enquadram num ou mais dos cinco territórios do PLSAR e que estão graficamente representados no átomo da saúde, e as que propõem fazer no futuro. Todos os cidadão podem aderir. Após a adesão passam a receber informação sobre as actividades inseridas no PLSAR, podendo participar de acordo com os seus interesses. Espera-se ainda que divulguem as actividades partilhando-as nas redes sociais. 1. Cidadania em saúde 2. Afetos 3. Alimentação 4. Ambiente 5. MovimentoO que é o PLSAR?
Quem pode aderir ao PLSAR?
O que são e quais são os territórios do PLSAR?
Este é o território do empoderamento e capacitação das pessoas: para participarem, negociarem, influenciarem, controlarem tudo o que diz respeito às suas vidas. Motiva em conjunto com a literacia uma maior capacidade de negociação de comportamentos por parte dos serviços de saúde. Ex. Comissão de saúde; solicitar aos profissionais de saúde o esclarecimento para poder fazer escolhas conscientes.
Englobam-se neste território as atividades que promovem os relacionamentos sociais positivos, a sexualidade responsável e a prevenção da violência, Os sentimentos de afeto são carregados de emoções e expectativas contribuindo decisivamente para potenciar a vida afetiva equilibrada pilar importante da saúde. Ex: festas de vizinhança, promoção de aproximação entre casais, ou entre pais e filhos, ou entre grupos diferentes etários, venda de produtos que exprimam e estimulem afetos, etc.
Este território visa a dieta equilibrada, isto é, o consumo de alimentos que promova o peso e nutrição adequados, que garanta a diversidade e respeite os 7 grupos da roda dos alimentos nas proporções adequadas e com as quantidades equilibradas. Nós somos o que comemos! Ex. Promover conhecimentos para alimentação equilibrada, vender menus equilibrados, promoção dos produtos locais, etc.
Este território é o espaço externo à pessoa e que pode favorecer a sua saúde: fatores físicos, químicos e biológicos. Estão neste território as condições de habitação, o urbanismo, a qualidade da água e do ar e o equilíbrio dos ecossistemas em que o homem se insere. Ex. Parques infantis, vias cicláveis, diminuir emissões de gases com efeito de estufa, água potável, ruido ambiente adequado
Este é o território da movimentação e do adequado exercício físico: estimulação de atividade física que seja superior à do costume/habitual para a pessoa. Ex. Caminhadas e atividades desportivas massivas, grupos de marcha regular por afinidades.